Guerra comercial: China promete medidas contra tarifas dos EUA e ameaça ação na OMC
- 02/02/2025
A China prometeu retaliar os Estados Unidos, mas ainda não chegou a impor tarifas, depois que o presidente Donald Trump anunciou uma taxa de 10% sobre as importações da segunda maior economia do mundo.
O Ministério do Comércio da China prometeu abrir um “processo” contra os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC), condenando a tarifa geral como uma “violação grave” às regras do comércio internacional. Pequim “tomará contramedidas correspondentes para salvaguardar firmemente seus próprios direitos e interesses”, acrescentou. A declaração foi dada neste domingo (2
Taxas para o Canadá e México
Trump desencadeou neste sábado (1) guerra comercial, impondo taxas de 25% ao Canadá e ao México, bem como uma taxa menor a China. Essa ação, apenas duas semanas de seu segundo mandato, mostrou que o líder dos EUA está falando sério sobre cumprir as prometidas restrições comerciais contra aliados e adversários.
“A prática de impor tarifas não é construtiva e inevitavelmente afetará e prejudicará a futura cooperação entre os dois lados no controle de drogas”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China em uma declaração separada.
O Canadá reagiu imediatamente, colocando contratarifas de 25% em produtos feitos nos Estados Unidos e o México ordenou tarifas retaliatórias. As reações de Pequim parecem ainda comedidas.
https://www.infomoney.com.br/mercados/guerra-comer...

.jpeg)
.jpg)
.jpg)










