Governo Trump acusa Brasil de censura e Itamaraty reage: 'Distorcem decisões do STF'
- 27/02/2025
Em uma nota divulgada em sua conta oficial no X, o Departamento de Estado dos EUA acusou o Brasil de tomar medidas "incompatíveis com valores democráticos" em referência a recentes decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de remover conteúdos de usuários de algumas redes sociais e de aplicar multas e bloqueios por descumprimentos das ordens.
"O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil. Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão", diz a nota divulgada pela diplomacia americana, que não cita Moraes.
Algumas horas depois, em nota à imprensa, o Itamaraty reagiu dizendo que "o governo brasileiro recebeu, com surpresa, a manifestação" em defesa de "empresas privadas" dos EUA que, segundo a nota, buscavam "eximirem-se do cumprimento de decisões da Suprema Corte brasileira." A nota diz ainda que o Brasil "rejeita com firmeza qualquer tentativa de politizar decisões judiciais". E acusou o Departamento de Estado dos EUA de "distorcer o sentido" de ordens do STF (leia a íntegra abaixo).
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4g09n0plp...

.jpeg)
.jpg)
.jpg)










