Teresina recebe R$ 112 milhões em obras de esgoto; veja bairros e metas
- 19/01/2026
A Águas de Teresina inicia, nesta segunda-feira (19), um novo ciclo de obras para a expansão do sistema de esgotamento sanitário na capital. A iniciativa integra o planejamento contínuo de investimentos em infraestrutura e prevê a implantação de 135 quilômetros de novas redes de esgoto, com investimento estimado em R$ 112 milhões. Uma novidade é o novo processo de pavimentação pós-obras, que será trabalhado em duas camadas, dando mais qualidade e durabilidade às vias.
Atualmente, Teresina conta com 59% da população atendida por rede de esgotamento sanitário e trata cerca de 40 milhões de litros de esgoto por dia, em 29 estações de tratamento, garantindo que os efluentes retornem ao meio ambiente dentro dos padrões de qualidade exigidos. Com a nova etapa de obras, a capital avança para ampliar os indicadores de saneamento e consolidar ganhos permanentes em saúde pública e proteção ambiental. O objetivo é ampliar para 72% a cobertura da rede de esgoto até o final de 2026, chegando a 90% até 2033.
As obras possuem todas as licenças necessárias junto aos órgãos competentes. A Águas de Teresina também apresentou as intervenções para os gestores das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) da capital. De acordo com a concessionária, o cronograma das intervenções já começou a ser divulgado à população, permitindo que moradores e comerciantes se organizem e optem por rotas alternativas nas vias impactadas. Durante todo o período de obras, as intervenções contarão com placas informativas, sinalização viária e equipes de orientação.
“Não existe cidade desenvolvida sem acesso ao saneamento. Somente com a ligação da população à rede de esgotamento sanitário conseguiremos eliminar esgoto nas sarjetas e proteger nossos rios. Com a implantação do saneamento, todo mundo ganha. Temos mais saúde, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, afirma João Igor Lemos, gerente executivo da Águas de Teresina.
https://www.meionews.com/piaui/teresina-recebe-r-1...

.jpeg)
.jpg)
.jpg)










