Conselho de Paz: Lula não define prazo para responder a Trump

  • 23/01/2026

Conselho de Paz: Lula não define prazo para responder a Trump

O governo brasileiro ainda avalia a proposta de adesão ao Conselho de Paz idealizado pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, para encerrar o conflito envolvendo Israel e Hamas na Faixa de Gaza. A iniciativa foi lançada oficialmente nessa quinta-feira (22/1), durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dezenas de líderes internacionais foram convidados a integrar o fórum. De acordo com a Casa Branca, mais de 20 países já sinalizaram positivamente à proposta. O entorno do petista, no entanto, não vê pressa para responder ao convite. Autoridades brasileiras adotam uma postura de cautela e ainda avaliam questões jurídicas e políticas envolvidas no processo.

Uma das preocupações no Palácio do Planalto envolve a abrangência do organismo proposto pelo chefe da Casa Branca, que não ficaria restrita apenas à resolução do caso Gaza, mas de qualquer outro conflito que venha a se desenvolver. A proposta de criação do órgão não faz menção ao conflito no Oriente Médio. Ela traz como “missão” do conselho “promover a estabilidade, restaurar a governança confiável e legal e garantir uma paz duradoura em áreas afetadas ou ameaçadas por conflitos

Também chama atenção a concentração excessiva de poder na figura do republicano. Segundo o rascunho da carta de criação do conselho, Trump, na condição de presidente do organismo, teria poder de veto, além de controle sobre votações, mandatos e a permanência de países membros. Hoje, a tendência entre membros do governo é por negar a proposta.

A iniciativa já foi rejeitada por países europeus, como França, Noruega, Alemanha e Espanha. Além do Brasil, Reino Unido, China e Itália não responderam ao convite. Há um temor de que o Conselho de Paz entre em confronto com as atribuições da Organização das Nações Unidas (ONU), já fragilizada diante da dificuldade em resolver conflitos recentes.

Nesta semana, o presidente americano chegou a sugerir que o órgão “poderia” substituir as Nações Unidas. “A ONU simplesmente não tem sido muito útil. Sou um grande fã do potencial da ONU, mas ela nunca esteve à altura desse potencial”, disse Trump. “A ONU deveria ter resolvido todas as guerras que eu encerrei. Eu nunca recorri a eles, nunca sequer pensei em recorrer”, completou ele.

https://www.metropoles.com/mundo/conselho-de-paz-l...


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Melzinho

Talita Mel feat Xand Avião

top2
2. Tubarões

Diego e Victor Hugo

top3
3. Olha onde eu tô

Ana Castela

top4
4. Haverá Sinais (Clipe Oficial)

Jorge & Mateus, Lauana Prado

top5
5. De Quem É A Culpa? (Clipe Oficial

Cristiano Araújo, Marília Mendonça

Anunciantes